O Eranos Círculo  de Arte de Itajaí / SC dará início amanhã (30/05) ao Projeto Normose, que tem como primeira ação a performance C.T.P.S – 01 que acontecerá na Rua Hercílio das 8 às 18h com os performers Sandra Coelho e Leandro Maman.

A pesquisa num âmbito geral, tem foco nas normoses ou ‘normatizações’ que fazem parte do nosso cotidiano, inseridas na cultura e entendidas como normais ou saudáveis.

O termo Normose, de acordo com o filósofo francês Leloup seria um conjunto de normas, conceitos, valores, esteriótipos, hábitos de pensar ou agir aprovados por um consenso ou pela maioria de pessoas de uma determinada sociedade, que levam a sofrimentos, doenças e morte. Em outras palavras: que são patogênicas ou letais, executadas sem que seus autores e atores tenham consciência da natureza patológica.
A proposta tem a ver com “não ação”: “não-ação como uma ação sem intenção, uma ação não intencional. É uma ação que não pressupõe intenção, mas, nem por isso, representa o não agir. Ou seja, não-ação significa realizar as coisas com naturalidade, sem engenhosidade, sem excesso de predeterminação, sem especulação”

A performance e a ocupação urbana são um dos principais eixos de pesquisa do Eranos Círculo de Arte, grupo de arte de Itajaí que promoveu o evento 1º Provocações Urbanas (2013), e que tem participado com seus trabalhos em importantes eventos artísticos do Brasil.

Projeto Normose – Performance C.T.P.S.
Eranos Círculo de Arte
Data: 30/05/2014
Local: Rua Hercílio Luz
Horário: Das 08:00 às 18:00hs ininterruptamente

Projeto Normose - Performance C.T.P.S 01