Laboratório Alquimico

A Alquimia na Psicologia Analítica

O Interesse em Alquimia surge por ela ser uma ciência natural e antiga que, verificada à luz do simbólico, pode ser entendida como um movimento precursor de expressão dos conteúdos inconscientes. Seria um movimento de projeção desses conteúdos em laboratório.

Continue lendo →

20 Jul , 2012
015-v-esplendor-solis

Lâminas Splendor Solis

Em suas pesquisas, Jung entendeu que o “grande trabalho” descrito pelos alquimistas – a opus -, correspondia exatamente ao processo de individuação que ele experimentara nas profundezas do inconsciente. Ao criar o artista se transforma. Dentro desse enfoque é possível perceber uma analogia com o processo de transformação da opus alquímica. 

Continue lendo →

17 Jul , 2012
Michael_Maier_Atalanta_Fugiens_Emblem_22

Atalanta Fugiens

The Flying Atalanta or Philosophical Emblems of the Secrets of Nature by Michael Majerus (Maier)

“Os verdadeiros anjos estão cantando (como declaram as Sagradas Escrituras); os céus estão cantando, como Pitágoras confirma; e eles proclamam a glória de Deus, como reporta o salmista, as musas e Apolo estão cantando ;os pássaros, os carneiros e os gansos estão cantando em seus instrumentos musicais do mesmo modo de nós, também, cantamos e tocamos música, e não o fazemos sem razão”. Atalanta discurso 6, p.35.

Continue lendo →

4 Jul , 2012